Na primeira quinzena de agosto, a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) realizou atividades de Fiscalização do Tráfego Aquaviário, por ocasião da 6ª Etapa de Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI/SE). A ação teve como foco, além da fiscalização, divulgar a mentalidade marítima para membros da comunidade fluvial da região.

Em atuação integrada com órgãos estaduais e federais ligados ao meio ambiente e à segurança pública, a CPSE realizou ação ostensiva de fiscalização por água e por terra. Em 11 dias de operação, foram inspecionadas 56 embarcações e 8 píeres ao longo de 165 quilômetros do baixo São Francisco. A Marinha notificou 13 embarcações e construções irregulares por infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA).

blank
Ação de Fiscalização

Também foram promovidas palestras educativas nas colônias de pescadores das cidades de Propriá, Neópolis e Gararu (SE), com público de 170 pessoas. Na oportunidade, foram abordados assuntos relacionados à regularização de embarcações, à segurança da navegação e salvaguarda da vida humana e à educação ambiental, visando à prevenção da poluição hídrica causada a partir de embarcações e lançamento de lixo nos rios.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui