O CONSUNI (Conselho Universitário) da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, decidiu outorgar o título de Professor Honoris Causa ao Professor Anderson Ribeiro Correia, em reunião realizada no dia 24 de outubro de 2022. O CONSUNI é composto pelos Dirigentes da UNIFEI, como Reitor, Vice-reitor, Pró-reitores, Diretores de Institutos e representantes eleitos da comunidade universitária, totalizando mais de 50 pessoas com direito a voto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fundada em 1913 em Itajubá, Minas Gerais, como Instituto, a Universidade Federal de Itajubá é considerada a primeira universidade tecnológica do Brasil e é vinculada ao Ministério da Educação. Possui excelência no ensino e na pesquisa em várias áreas, como Engenharia, Computação e Meio Ambiente. O CEI – Centro de Empreendedorismo da UNIFEI abriga uma das maiores incubadoras de empresas do Brasil.

Expressão latina, que em português quer dizer “por causa de honra”, o título de Honoris Causa é concedido a uma personalidade eminente como reconhecimento à sua contribuição à ciência, educação ou cultura.

A cerimônia de entrega da honraria ocorrerá no aniversário da Universidade, no dia 23 de novembro de 2022. O Professor Anderson Correia agradeceu a indicação do Reitor Edson Bortoni e o reconhecimento da comunidade universitária da UNIFEI pela decisão de outorga do título, salientando que o ITA e a UNIFEI sempre foram muito próximos, atuando em parceria em vários aspectos. “São José dos Campos tem uma vocação tecnológica de defesa (Embraer e Avibrás, por exemplo), assim como Itajubá, que é sede da Helibrás, da Imbel e de outras empresas do ramo. As duas escolas também possuem vocação tecnológica, nas áreas de engenharia e computação e têm boa proximidade geográfica. É uma grande honra fazer parte do rol de professores honoris causa desta respeitada universidade pública. Faço votos que a parceria do ITA com a UNIFEI aumente cada vez mais”, afirmou o Reitor do ITA.

O Professor Anderson Ribeiro Correia é docente do Departamento de Transporte Aéreo da Divisão de Engenharia Civil-Aeronáutica desde 2005. Tem Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de Calgary, no Canadá, Mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA e Graduação em Engenharia Civil pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Foi Reitor do ITA no período de 2016 a 2019 e em segundo mandato, desde 2020. Foi Presidente da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Superintendente da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. É pesquisador do CNPq, Nível 1B. Publicou mais de 50 artigos científicos em periódicos e orientou 40 alunos de mestrado e doutorado.

Fonte: ITA

Edição: ITA

Revisão: ACS-DCTA

Imagem: Divulgação

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).