Palestrantes durante debate no Simpósio “Amazônia Azul e o Desenvolvimento do País”

Como parte das comemorações alusivas ao bicentenário da Independência do Brasil, foi realizado, no dia 30 de novembro, no auditório do Senai, em Manaus (AM), o simpósio “Amazônia Azul e o Desenvolvimento do País”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O simpósio, cujo público-alvo eram estudantes do ensino médio e superior, contou com a presença de alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), do Colégio Militar de Manaus, da Escola Estadual de Tempo Integral Marcantonio Vilaça II e de alunos do curso de Engenharia Naval da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

“Esse evento é muito importante por aproveitar o Dia da Amazônia Azul para trazer ao público jovem, que futuramente pode estar na Marinha, seja como militar ou civil, a importância do tema e construir neles uma consciência marítima. É essencial pensar olhando para o futuro” disse o Doutor Thauan Santos, Professor Adjunto de Economia do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM/EGN) e Coordenador do Grupo Economia do Mar (GEM), durante a palestra “Economia Azul e o Desenvolvimento do Brasil”.

estudantes visitando o estande do 1degbtoprib
Estudantes visitam o estande do 1°BtOpRib

O simpósio apresentou ainda as palestras Amazônia Azul, ministrada pelo Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9); Formação Profissional voltada para a Economia Azul, ministrada pela Professora Mestre Marina Aranha do curso de Engenharia Naval da Universidade Estadual do Amazonas; e Como Ingressar na Marinha do Brasil e Ensino Profissional Marítimo, ministrada pela Primeiro-Tenente Luísa Cajaty da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC).

O evento também contou com a exposição de materiais operativos nos estandes do 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas (1°BtOpRib), do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste e do Comando da Flotilha do Amazonas.

Amazônia Azul

Em 16 de novembro é celebrado o “Dia Nacional da Amazônia Azul”, que foi instituído pela Lei nº 13.187, de 11 de novembro de 2015, data em que entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, como homenagem da nação brasileira ao mar que nos pertence.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).