Demonstração de “Fast Rope com os Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas

O Comando do 4º Distrito Naval se uniu à Força Aérea Brasileira (FAB) no dia 25 de junho, para celebrar o 150º aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. Participando do evento “Portões Abertos 2023”, realizado na Base Aérea de Belém, a Marinha teve a oportunidade de demonstrar algumas de suas capacidades e procedimentos à população local.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Exibindo Procedimentos de Resgate

Uma das principais atrações do evento foi a exposição de materiais do Grupo de Salvamento e Resgate (GSAR), realizada pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (HU-41). Esse espetáculo ofereceu ao público a oportunidade de conhecer em primeira mão os equipamentos e procedimentos utilizados em missões de resgate, permitindo um maior entendimento do papel vital desempenhado por esses profissionais.

Demonstração de Fast Rope

Em uma atração cativante, a Marinha do Brasil demonstrou a técnica de “Fast Rope”, que consiste na rápida descida de militares de uma aeronave por um cabo. Usando uma aeronave UH-15 (Super Cougar) do HU-41, a demonstração contou com a participação de Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas. A exibição mostrou como a técnica pode ser usada para garantir a infiltração surpresa em um local sensível, minimizando a exposição da equipe.

Aproximação entre Forças Militares e Sociedade

Eventos como o “Portões Abertos 2023” são de grande importância para estreitar a relação entre as Forças Armadas e a população brasileira. Além de celebrar um marco na história da aviação, tais eventos proporcionam uma visão valiosa sobre o trabalho das Forças Armadas, destacando a prontidão, dedicação e o profissionalismo dos militares que servem o país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).