Agente da Polícia Federal orienta sobre a condução da segurança nos Portos

Militares da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) participaram, nos dias 25 e 26 de outubro, da Conferência Nacional da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), realizada no Auditório da Superintendência da Polícia Federal, em Vila Velha (ES).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A conferência reuniu representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Receita Federal, Polícia Federal e da Guarda Portuária, com o objetivo de tratar de assuntos afetos à segurança pública portuária brasileira e à padronização de procedimentos, zelando pelo cumprimento da legislação nacional, de tratados, de convenções, de códigos internacionais e de emendas das quais o Brasil seja signatário.

A Marinha do Brasil, que ocupa importante papel dentro do colegiado, contribuiu com subsídios técnicos para uma definição e a construção de uma metodologia de análise de riscos específica, no âmbito nacional, que poderá elevar o nível de proteção dos navios que operam em águas jurisdicionais brasileiras e uma maior segurança da navegação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).