Versão 2.0 do Sistema de Previsão de Correntes de Maré em Águas Rasas
A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) lançou, no dia 28 de setembro, a versão 2.0 do Sistema de Previsão de Correntes de Maré em Águas Rasas (SISCORAR). A nova versão inclui previsões para a região da Baía de Sepetiba (RJ).
Desenvolvido pela equipe da Rede de Modelagem e Observação Oceanográfica (REMO), por meio de um termo de cooperação entre o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a Petrobras, o SISCORAR é um software capaz de prever a intensidade e a direção das correntes de maré geradas pela interação da maré astronômica com a variação da batimetria existente em regiões de águas rasas.
Além do Setor Operativo da Marinha, o SISCORAR 2.0 beneficiará diversos usuários da comunidade marítima como embarcações de esportes e recreio, pesca, navios mercantes, terminais e portos. Existe, ainda, a possibilidade de outros sistemas, como simuladores de manobra, incorporarem seus dados, contribuindo para o incremento da segurança da navegação nas simulações de atracação, desatracação e fundeio.
O SISCORAR 2.0 está disponível para download no sítio eletrônico do CHM na internet, em https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm/corrente-de-mare enas plataformas Android e IOS, para smartphones. Após sua instalação, não há a necessidade de internet para o acesso.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).