Nos dias 15 e 24 de fevereiro, a Marinha do Brasil, em conjunto com a Capitania dos Portos de Pernambuco, a Prefeitura Municipal de Sirinhaém, a Agência Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente, realizou uma operação interagências na Ilha de Santo Aleixo, PE. A ação teve como objetivo garantir a segurança do tráfego aquaviário, a preservação do meio ambiente e o direito de acesso seguro para os visitantes da ilha, importante ponto turístico do litoral sul de Pernambuco.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao todo, 30 embarcações foram abordadas durante a operação, com duas delas notificadas por irregularidades. Além disso, 15 proprietários de barracas que estavam instaladas de forma irregular na ilha foram autuados. Essas medidas foram tomadas para garantir a segurança e a preservação da área.

01 14

A operação interagências mostra a importância da cooperação entre diferentes órgãos para garantir a segurança e o bem-estar da população e dos visitantes, além de preservar o meio ambiente. A Marinha do Brasil, em conjunto com as autoridades locais e outras agências, continua a trabalhar para manter as áreas costeiras seguras e protegidas.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).