blank
Reitor da UFPA, Comandante do 4º Distrito Naval e Chefe do Estado-Maior do Com4ºDN

Google News

O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) recebeu, no dia 02 de maio, a visita do reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, para celebrar apoio ao Projeto “Sistema multi escala de detecção e modelagem de derramamento de óleo”, da referida instituição acadêmica. O projeto prevê simulações de trajetória de óleo em mar e rios, contribuindo para determinar a origem do derramamento e, por conseguinte, identificar o possível poluidor.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Para detectar o derramamento de óleo, será necessário realizar campanhas oceanográficas, a fim de coletar dados hidrodinâmicos, como intensidade e direção de corrente de mar e rios, descarga hídrica e maré, em sistemas estuarinos da costa paraense. A Marinha irá disponibilizar meios navais para auxiliar os pesquisadores da UFPA. A parceria, além de colaborar com o desenvolvimento da comunidade científica, também ajudará a compor banco de dados oceanográficos, que irão servir para aprimorar a segurança da navegação.

O projeto interdisciplinar fará uso de tecnologias de sensoriamento remoto, inteligência artificial, engenharia ambiental, modelagem numérica, ciência de dados e oceanografia. O estudo irá permitir a avaliação de extensão de impactos sobre diferentes ecossistemas, como corais, manguezais, praias e gramas marinhas; de danos efetivos causados pelo óleo sobre cursos pesqueiros; e a detecção preventiva de acidentes com transporte de óleo e combustíveis.