No dia 11 de novembro, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) realizou um evento significativo, intitulado “Um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”. Este evento, além de proporcionar uma manhã de lazer, teve como foco a integração e inclusão de pessoas com deficiência, envolvendo a família naval e a comunidade em geral. Com o apoio da Diretoria de Assistência Social da Marinha, da Vereadora Luciana Novaes, e da empresa Facility, o evento representou um marco importante na promoção da inclusão social.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atividades Diversificadas para Conhecimento e Diversão

12

O evento ofereceu uma série de atividades lúdicas e educativas, permitindo que crianças e adolescentes com diferentes tipos de deficiência vivenciassem o cotidiano dos militares da Marinha do Brasil, especialmente do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Entre as atividades, destacaram-se a pintura pedagógica, oficina de musicoterapia, camuflagem, e exposições de paraquedismo, mergulho e equipamentos dos Fuzileiros Navais. A pista naval com tirolesa e os passeios de Viatura Blindada Piranha foram especialmente emocionantes para os participantes.

Interação e Aprendizado Através do Esporte e Cultura

1 scaled

O Programa Forças no Esporte (PROFESP-CIAMPA) desempenhou um papel vital, com professores coordenando atividades físicas e promovendo a interação entre os participantes e os adolescentes beneficiários do programa. A chegada dos mascotes Navalzinho e Navalzinha, a apresentação dos motociclistas da Companhia de Polícia do Batalhão Naval, e a demonstração de cães militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro adicionaram um elemento de empolgação e admiração ao evento.

A Arte e a Música Como Formas de Expressão e Alegria

6 scaled

As apresentações artísticas e musicais foram um destaque, com a prática de equoterapia pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e as performances do conjunto Fuzibossa e da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. Estas apresentações não só entretiveram os convidados, mas também reforçaram a mensagem de inclusão e alegria.

Um Dia de Solidariedade e Compromisso Social

9 scaled

Com a participação de aproximadamente 650 convidados, incluindo pessoas com e sem deficiência e seus familiares, o evento alcançou seu objetivo de verdadeira inclusão social. A Marinha do Brasil, através do CFN, destacou a importância deste dia, enfatizando a solidariedade, a inclusão e reafirmando seu compromisso social como agente transformador da sociedade brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).