Pilotos de embarcações fluviais militares recebem adestramento em Belém

Em 14 de janeiro de 2021, o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) realizou, na baía do Guajará, em Belém, o adestramento de seus pilotos de embarcações, utilizando seus Materiais de Emprego Militar, a Embarcação Tática Guardian 25 e a Embarcação Patrulha de Grupo (EPG). O objetivo da ação foi preservar a operacionalidade da tropa, mantendo-a em condições de ser empregada em operações fluviais em defesa da Amazônia Oriental.

Ainda na oportunidade, foram realizados reconhecimentos em regiões de Mosqueiro, distrito de Belém, para futuros treinamentos militares nesse tipo de operação. Considerado “o Guardião da Amazônia Oriental”, o 2° BIS é a unidade operacional do Comando Militar do Norte.

Embarcações
A Guardian 25 é uma embarcação tática com vocação para emprego em ações de interceptação. Fabricada nos EUA, a estrutura flutuante pode transportar até 12 militares e é dotada de dois motores de popa de 200 HP, que podem atingir a velocidade de 78 km/h, com autonomia de quatro horas de navegação. Já a EPG, também com capacidade para 10 militares, é fabricada em alumínio naval com casco totalmente soldado e admite motorização mínima de 40 HP.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 2º BIS

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui