Em um esforço contínuo para promover a igualdade de gênero e combater a discriminação, o Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) organizou, no dia 19 de março, uma palestra com o tema “Equidade entre os sexos: essa é a nossa força”. A iniciativa, que contou com a participação de aproximadamente 100 militares e servidores civis, faz parte de uma campanha maior da Diretoria de Assistência Social da Marinha, dedicada a fomentar um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

PALESTRANTES ENSINAM POR EXEMPLO

As apresentações estiveram a cargo da Major Bombeiro Militar Jamile de Almeida Freitas Campos, Diretora de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, e do Major da Polícia Militar da Bahia, Carlos Vinícius de Almeida Campos, Comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado Pólo Industrial (CIPE/Polo). Com expertise e vivências práticas no âmbito da igualdade de gênero, os palestrantes compartilharam insights valiosos sobre como cultivar um ambiente equitativo e evitar comportamentos discriminatórios.

CONSTRUINDO UM AMBIENTE EQUITATIVO

Durante as apresentações, foram abordados conceitos fundamentais relacionados à equidade de gênero, além de exemplos concretos de políticas e práticas adotadas nas respectivas forças dos palestrantes para assegurar um tratamento justo e igualitário. A iniciativa sublinha o compromisso da Marinha do Brasil e de outras instituições de defesa e segurança com a construção de uma cultura organizacional que valoriza a diversidade e repudia qualquer forma de discriminação.

UMA CAMINHADA CONTÍNUA

Este evento é um marco importante na jornada para alcançar a plena equidade de gênero dentro das forças armadas e órgãos de segurança. Ele não apenas eleva a consciência sobre a importância do tema, mas também encoraja o diálogo e a reflexão sobre como cada membro pode contribuir para um ambiente mais inclusivo e respeitoso.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).