Durante o período de 17 de dezembro de 2023 a 16 de janeiro de 2024, a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) executou com êxito a Operação Verão 2023/2024, abrangendo os municípios sob sua jurisdição. Esta iniciativa, que visa fortalecer a segurança aquaviária e a prevenção de acidentes nos cursos d’água da região, resultou em 1313 abordagens, 49 notificações, três apreensões de embarcações e a realização de 63 testes com etilômetro.

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Foco na Fiscalização e Prevenção

A operação teve como foco a intensificação das ações de fiscalização do tráfego aquaviário, com especial atenção para o combate ao escalpelamento — um acidente grave que ocorre principalmente em embarcações com motores expostos. Além disso, houve um esforço concentrado em testes de alcoolemia para condutores de embarcações, visando garantir que as águas amapaenses fossem navegadas de maneira segura e responsável.

Conscientização e Educação

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Equipe de Inspeção Naval verificam documentação da embarcação

Além das ações de fiscalização, a CPAP empreendeu uma ampla campanha de conscientização dirigida a comandantes, tripulantes e passageiros. Através da distribuição de panfletos informativos, a Marinha do Brasil reforçou a importância da salvaguarda da vida humana no mar, da prevenção da poluição hídrica e da segurança da navegação. Essa iniciativa educativa enfatizou especialmente a necessidade de evitar o tráfego em embarcações irregulares, que representam um risco significativo para a segurança de todos a bordo.

Impacto e Resultados

O sucesso da Operação Verão 2023/2024 no Amapá reflete o compromisso contínuo da Marinha do Brasil com a promoção da segurança aquaviária, a proteção do meio ambiente marinho e a prevenção de acidentes. As ações realizadas pela CPAP não apenas garantiram a fiscalização efetiva do tráfego aquaviário durante o período de maior movimento, mas também promoveram uma cultura de segurança e responsabilidade entre os usuários das vias aquáticas.

Futuras Direções

A Operação Verão é parte de um esforço contínuo da Marinha do Brasil para assegurar a segurança aquaviária em todo o território nacional. A experiência e os resultados obtidos no Amapá servirão como base para futuras operações, visando aperfeiçoar as estratégias de fiscalização e conscientização, e reforçar a importância da segurança no tráfego aquaviário em todas as regiões do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).