
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Marinha do Brasil participou, no período de 1º a 5 de maio, da Conferência Pacific Indian Ocean Shipping Working Group (PACIOSWG) 2022 realizada em San Diego, Califórnia – EUA. O evento teve como anfitrião o Comando da 3ª Esquadra da Marinha dos EUA, sendo sediado na Base Naval de Point Loma.
O fórum anual aprimora a interoperabilidade dos Estados-Membros em uma variedade de funções da doutrina relacionada à cooperação e orientação naval para navegação (Naval Cooperation and Guidance for Shipping – NCAGS) e operações de comércio marítimo para reforçar a segurança marítima, a proteção das linhas de comunicações marítimas e parceira com a comunidade marítima, por meio do estabelecimento de uma constante conscientização situacional marítima.
Oficiais Superiores representantes dos respectivos Centros de Segurança Marítima das Marinhas da Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Equador, França, Nova Zelândia, República da Coréia, Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos participaram do grupo de trabalho, além da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A comitiva brasileira, composta por Oficiais do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul, foi chefiada pelo Comandante do Centro de Operações Marítimas, Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa. Na ocasião, o Capitão de Mar e Guerra Roberto de Godoy Ponte, que exerceu o cargo de Presidente do Grupo por 3 anos, passou as funções para a representação da Marinha dos EUA, chefiada pelo Captain John Bellissimo.
“Sua participação ativa, parceria e liderança neste grupo de trabalho são essenciais para entender melhor nosso ambiente operacional”, disse o Comandante da 3ª Esquadra dos EUA, Vice-Almirante Steve Koehler, durante seu discurso de abertura. “Por meio da troca de informações sobre as práticas de segurança do setor marítimo e as tendências atuais, a cooperação naval e a orientação para operações de transporte marítimo ou comércio marítimo aprimoram muito a interface entre as forças navais e a marinha mercante.”
O grupo de trabalho também serviu como uma conferência final de planejamento para o Bell Buoy 2022, um exercício que visa promover a prática dos processos, doutrina e políticas do NCAGS nos níveis tático e operacional, simulando cenários que incorporam novas ameaças às quais as Marinhas devem estar preparadas a responder. O exercício permite integrar as capacidades das Nações parceiras e colaborar em uma vasta área de interesse.
O PACIOSWG foi formado em 2002 após os eventos de 11 de setembro e além de difundir a doutrina NCGAS entre os Estados-Membros, contribuindo para consolidação da amizade e cooperação entre as Marinhas no emprego de medidas de segurança marítima, além de corroborar o necessário incremento da Consciência Situacional Marítima.

Foto por: Petty Officer 2nd Class Maria Llanos, Comando da 3ª Esquadra dos EUA
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395