Comandante da 3ª Esquadra dos EUA discursa na abertura do PACIOSWG Foto por: Petty Officer 2nd Class Maria Llanos, Comando da 3ª Esquadra dos EUA
A Marinha do Brasil participou, no período de  a 5 de maio, da Conferência Pacific Indian Ocean Shipping Working Group (PACIOSWG) 2022 realizada em San Diego, Califórnia – EUA. O evento teve como anfitrião o Comando da 3ª Esquadra da Marinha dos EUA, sendo sediado na Base Naval de Point Loma.
O fórum anual aprimora a interoperabilidade dos Estados-Membros em uma variedade de funções da doutrina relacionada à cooperação e orientação naval para navegação (Naval Cooperation and Guidance for Shipping – NCAGS) e operações de comércio marítimo para reforçar a segurança marítima, a proteção das linhas de comunicações marítimas e parceira com a comunidade marítima, por meio do estabelecimento de uma constante conscientização situacional marítima.
Oficiais Superiores representantes dos respectivos Centros de Segurança Marítima das Marinhas da Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Equador, França, Nova Zelândia, República da Coréia, Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos participaram do grupo de trabalho, além da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A comitiva brasileira, composta por Oficiais do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul, foi chefiada pelo Comandante do Centro de Operações Marítimas, Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa. Na ocasião, o Capitão de Mar e Guerra Roberto de Godoy Ponte, que exerceu o cargo de Presidente do Grupo por 3 anos, passou as funções para a representação da Marinha dos EUA, chefiada pelo Captain John Bellissimo.
Sua participação ativa, parceria e liderança neste grupo de trabalho são essenciais para entender melhor nosso ambiente operacional”, disse o Comandante da 3ª Esquadra dos EUA, Vice-Almirante Steve Koehler, durante seu discurso de abertura. “Por meio da troca de informações sobre as práticas de segurança do setor marítimo e as tendências atuais, a cooperação naval e a orientação para operações de transporte marítimo ou comércio marítimo aprimoram muito a interface entre as forças navais e a marinha mercante.”
O grupo de trabalho também serviu como uma conferência final de planejamento para o Bell Buoy 2022, um exercício que visa promover a prática dos processos, doutrina e políticas do NCAGS nos níveis tático e operacional, simulando cenários que incorporam novas ameaças às quais as Marinhas devem estar preparadas a responder. O exercício permite integrar as capacidades das Nações parceiras e colaborar em uma vasta área de interesse.
O PACIOSWG foi formado em 2002 após os eventos de 11 de setembro e além de difundir a doutrina NCGAS entre os Estados-Membros, contribuindo para consolidação da amizade e cooperação entre as Marinhas no emprego de medidas de segurança marítima, além de corroborar o necessário incremento da Consciência Situacional Marítima.
wq4s5t4ed5r7f6utfjyht
Delegações participantes do Pacific Indian Ocean Shipping Working Group
Foto por: Petty Officer 2nd Class Maria Llanos, Comando da 3ª Esquadra dos EUA
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).