Foi iniciada a terceira fase do Exercício de Certificação do Estado-Maior da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) como Força de Prontidão da Força Terrestre (FORPRON) e do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) como módulo especializado da FORPRON. A realização é do Comando de Operações Terrestres do Exército por meio do Comando Militar do Leste. Iniciado no dia 1o de março, o exercício se estenderá até o dia 26.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A primeira fase da certificação consistiu na preparação para o exercício. Já a segunda fase, do dia 8 a 12 de março, compreendeu o Exercício de Simulação Construtiva (Jogo de Guerra) nas instalações do Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior do Centro de Adestramento Leste.

Próximas fases

Ao logo desta semana, ocorre 3a fase, nas dependências do Simulador Virtual de Adestramento Tático, no Centro de Adestramento Leste, com o Exercício de Simulação Virtual, onde os comandantes de fração do 27° Batalhão de Infantaria Pára-quedista (27º BI Pqdt) e do 1° Btl DQBRN realizam o combate virtual no terreno por meio do software Virtual Battlespace 3 (VBS 3).

A última fase da certificação, que inicia no dia 22, ocorrerá com a execução do Exercício de Campanha com os dispositivos de simulação de engajamento tático (DSET), onde o Centro de Adestramento Leste, com a finalidade de trazer mais realismo aos diversos problemas militares simulados e outros eventos, empregará os DSET, a equipe de observadores e controladores do adestramento e militares da Força Oponente.

Acompanhando parte da segunda fase, estiveram presentes no local do exercício, no dia 10 de março, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Comandante da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar/RJ, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos; o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa; o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga; o Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Alan Denilson Lima Costa; e o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Brigada Eduardo Tavares Martins.

 

Fonte: Comando Militar do Leste
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).