Marinha do Brasil firma Memorando de Entendimento com IGP&I para aprimorar respostas a incidentes marítimos

A Autoridade Marítima Brasileira, representada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil, assinou um Memorando de Entendimento com o International Group of Protection and Indemnity Clubs (IGP&I) na última sexta-feira (17). O acordo tem como objetivo estabelecer cooperação para fornecer informações que permitam respostas rápidas e eficientes a incidentes marítimos graves envolvendo embarcações asseguradas pela IGP&I, especialmente os que incluem operações de remoção de destroços ou ameaças e danos ambientais.

Além disso, o Memorando busca ampliar as possibilidades de treinamentos conjuntos das equipes de resposta e a realização de exercícios de avaliação pós-incidente, visando identificar lições aprendidas e áreas para futuras melhorias. Durante o evento de assinatura, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, ressaltou a importância da cooperação entre as partes para fortalecer os laços e compartilhar conhecimentos.

A celebração desse Memorando de Entendimento estabelece, preliminarmente, a atuação conjunta entre as partes, contribuindo para uma execução rápida e respostas mais eficientes aos incidentes graves que possam comprometer a segurança da navegação e do meio ambiente nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. O IGP&I é uma associação sem fins lucrativos, composta pelas doze principais Associações de Proteção e Indenização, atuando na assistência aos seus associados em incidentes marítimos, reparação de danos ambientais e indenização às vítimas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).