Embarcações do NApOc “Ary Rongel” transportando pessoal e material para Livingston

No dia 8 de janeiro, integrantes da 41ª Operação Antártica (OPERANTAR XLI)visitaram a Bulgarian Antarctic Base “St. Kliment Ohridski” (BAB), em atividade de apoio ao Programa Antártico Búlgaro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel”, “Gigante Vermelho” como é conhecido, desatracou da cidade de Punta Arenas, no Chile, em 2 de janeiro, dando início à segunda etapa da OPERANTAR XLI. Entre as atividades previstas para essa fase, foi incluída a tarefa de transportar, a partir de Punta Arenas, quatro pesquisadores e material para a Base Búlgara, localizada na Ilha de Livingston, no Arquipélago Shetlands do Sul. O desembarque de material e pessoal ocorreu na praia de South Bay, por meio de embarcação orgânica do NApOc “Ary Rongel”, e foi seguido de visita às instalações da Base com saudações protocolares.

As relações entre as representações dos países que atuam ao sul do paralelo 60º são caracterizadas por diplomacia, apoio mútuo e cooperação, como previsto no Tratado da Antártica, ao qual o Brasil aderiu em 1975. Nesse sentido, tais iniciativas desenvolvidas no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) contribuem para o reconhecimento do Brasil como país atuante nas questões atinentes ao continente gelado e demonstram os esforços da Marinha do Brasil para o avanço da cooperação internacional e do desenvolvimento científico.

militares do napoc ary rongel e da secirm com o chefe e integrantes
Militares do NApOc “Ary Rongel” e da SECIRM com o Chefe e integrantes da BAB
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).