Niterói (RJ) – O 21º Grupo de Artilharia de Campanha (21º GAC) realizou uma solenidade em homenagem ao primeiro tiro da Artilharia da Força Expedicionária Brasileira em solo italiano, executado em 16 de setembro de 1944, e aos náufragos dos navios mercantes Baependy e Itagiba, torpedeados na costa brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. O evento teve por finalidade prestar homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira e aos tripulantes dos navios mercantes afundados pelo submarino alemão U-507.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, foi inaugurada uma série de quadros representativos do 21º GAC, com obras compostas por imagens de fotógrafos renomados, como Marcello Cavalcanti e Paula Mariane Silva da Costa. Foram inauguradas as obras “Pôr da Lua Forte Barão do Rio Branco” e “Complexo Fotográfico Parque Histórico Monte Bastione”.

Estiveram presentes na solenidade autoridades civis e militares, com destaque para a Diretora-Geral do Museu Histórico Diplomático do Itamaraty, Embaixadora Daniela Xavier; o Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante Manoel Luiz Pavão Barroso; o Diretor de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciando Antonio Sibinel; e o Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada Fabiano Lima de Carvalho.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).