Em uma operação conjunta entre a Marinha do Brasil, a Polícia Federal e a Polícia Militar do Piauí, uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 2,5 milhões foi apreendida. A apreensão ocorreu na manhã de domingo (21), quando a embarcação carregada com os produtos foi encontrada encalhada na Ilha do Pontal das Almas, no litoral cearense, na divisa com o Piauí. No momento da abordagem, não foram encontrados tripulantes na embarcação ou nas proximidades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto 1 com4dn
Porão da embarcação carregado com caixas de cigarros contrabandeados

Cooperação entre forças de segurança

A operação destaca a parceria entre a Marinha do Brasil e as forças de segurança locais. Segundo o Capitão de Fragata José Eduardo da Silva, Capitão dos Portos do Piauí, a ação reforça a cooperação entre os órgãos federais e estaduais para a prevenção, controle, fiscalização e repressão a crimes que envolvem o uso de embarcações.

Apreensões recentes

Esta é a segunda apreensão de mercadorias contrabandeadas realizada em maio por meio de ações conjuntas entre a Capitania dos Portos do Piauí e órgãos policiais, resultando na coleta de uma quantidade significativa de produtos ilegais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).