No último sábado (22), a Marinha do Brasil apreendeu 243m³ de madeira ilegal na região dos Estreitos, em Portel, no Arquipélago do Marajó (PA). As toras serradas de jatobá, itaúba e maçaranduba, avaliadas em R$ 400 mil, foram apreendidas após servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Portel constatarem irregularidades na origem da madeira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A carga foi encontrada a bordo de um ferry boat, que também foi notificado por infração ao Regulamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, por transportar a carga sem o devido acondicionamento. A apreensão foi realizada pela tripulação do Aviso Auxiliar “Breves” e uma Lancha de Ação Rápida do Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte, ambos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

O Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, destacou que a Marinha do Brasil, representada na região pelo Comando do 4º Distrito Naval, realiza periodicamente ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, bem como contribui para a manutenção e o incremento da segurança do tráfego aquaviário em sua área de jurisdição.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).