q concursos marinha

A Marinha do Brasil divulgou o edital de processo seletivo para 293 vagas na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm), com inscrições abertas entre os dias 15 e 25 de maio. O objetivo é a admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), sendo distribuídas 174 vagas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro (RJ), e 119 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Requisitos e inscrições

Candidatos de ambos os sexos, com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 1º de janeiro de 2024, podem se inscrever. É necessário ser solteiro, não ter filhos, ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio e possuir altura mínima de 1,54 m e máxima de 2,00 m. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.marinha.mil.br/ciaga/. A taxa de inscrição é de R$ 65.

Etapas do processo seletivo

O processo seletivo conta com várias etapas: prova escrita, seleção psicofísica, teste de suficiência física, verificação de documentos e adaptação. As provas de conhecimentos estão previstas para ocorrer nos dias 19 e 20 de agosto.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).