Embarcação da Capitania no controle da Segurança da Navegação

A Marinha, por meio da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), foi a principal responsável pela coordenação da Segurança do Tráfego Aquaviário durante o Círio Fluvial de Nossa Senhora de Nazaré, no dia 9 de outubro, no Estado do Amapá. A Romaria contou com a participação de 46 embarcações, que navegaram pelo Rio Amazonas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Marinha atuou no evento com seis embarcações da CPAP e teve o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, do Batalhão de Polícia Ambiental e da Companhia Docas de Santana.

embarcacoes participantes do cirio fluvial no amapa
Embarcações participantes do Círio Fluvial no Amapá

A CPAP também realizou a Operação Pré-Círio, com o propósito de assegurar a segurança da navegação durante o período que antecedeu as festividades, em consequência do aumento do tráfego de embarcações nesse período. Por meio de inscrição realizada na Capitania dos Portos, as embarcações que participaram do Círio haviam sido rigorosamente inspecionadas por equipes de inspeção naval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).