Comitiva do SIPRON durante visita ao CTMSP

A comitiva do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON), nucleado no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, visitou, entre os dias 21 e 23 de setembro, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), localizado na capital paulista, e o Centro Experimental Aramar (CEA), em Iperó (SP). A comitiva foi composta por militares e civis de diversos órgãos e instituições, como Ministério da Defesa, Ministério da Saúde, Polícia Federal e Defesa Civil de Angra dos Reis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A visita percorreu a maquete em tamanho real do reator nuclear; a planta piloto para produção de fibra de carbono, pioneira na produção desse material no Brasil; e o Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica, protótipo em terra da Planta Nuclear Embarcada (PNE), a ser instalada no futuro submarino convencional com propulsão nuclear (SCPN).

O evento também contou com a participação do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de ARAMAR (BtlDefNBQR-ARAMAR), que realizou um exercício de emergência nuclear. Durante a atividade, foi feita a simulação de um acidente nuclear, envolvendo vítimas, na Usina de Hexafluoreto de Urânio, unidade piloto onde o minério de urânio (yellow cake) é convertido em hexafluoreto de urânio gasoso, matéria-prima utilizada para a produção de combustível nuclear.

exercicio de emergencia nbqr no cea
Exercício de emergência NBQR no CEA

O Programa Nuclear da Marinha é de substancial relevância para o Poder Naval, uma vez que dois de seus principais projetos – referente ao ciclo do combustível nuclear e à PNE – são imperativos para a construção e operação do SCPN, que conferirá uma nova dimensão à capacidade de Defesa Nacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).