Ontem, 30 de setembro, o Comando do 8o Distrito Naval participou da abertura oficial da primeira Mostra de Barcos à Vapor – MOBVAP 2023 realizada no Colégio Objetivo Aquarius, em São José dos Campos (SP). A ação, promovida pelo Colégio e pela Universidade Paulista (UNIP), envolveu 12 escolas de ensino médio, tanto públicas quanto particulares, localizadas na região do Vale do Paraíba (SP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo do evento foi promover uma exposição e competição de barcos à vapor que incorporam princípios científicos, com o propósito de estimular o estudo e o interesse nas áreas da Física e Engenharias, com foco especial na Náutica. Além disso, a MOBVAP incentivou a troca de conhecimento e experiências entre escolas, estudantes, professores e instituições parceiras. Isso cria um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo, onde todos podem se beneficiar do compartilhamento de ideias e soluções.

A abertura oficial da MOBVAP contou com as seguintes presenças: o Professor Coordenador Gilberto Emiliano Leite, representante do Colégio Objetivo Aquarius, o Professor Tutor Enrique França, idealizador e coordenador do projeto; a Sra Ângela Helena, representante dos Polos Aquarius e Baixada Santista da UNIP EAD; o Professor Dr. Cassiano Zeferino, fundador e presidente do Instituto Galileo Galilei para Educação e o Comandante Rafael Baçal, Assessor de Comunicação Social do Comando do 8o Distrito Naval de São Paulo.

Para a Marinha do Brasil, como uma instituição centenária, o apoio a projetos como a MOBVAP corrobora o compromisso com a educação, a pesquisa e o desenvolvimento de conhecimento em prol do avanço científico e tecnológico do país. Além disso, essa iniciativa visa fomentar o intercâmbio de ideias e a colaboração entre as instituições acadêmicas e as Forças Armadas, aprimorando sua capacidade de defesa e soberania nacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).