Com o intuito de despertar a atenção da sociedade para o mar e para a Marinha do Brasil (MB), a campanha institucional do Dia da Marinha se espalhou como uma onda pelo país. Organizada com a participação integral do Sistema de Comunicação Social da Marinha (SisComSocMB), a campanha foi elaborada para engajar os brasileiros de todas as idades e escolaridades, dos 15 aos 60 anos. Celebrada ao longo de junho, a campanha marcou o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, um momento significativo para a Força, além de rememorar os heróis navais do passado, exaltando seus exemplos de bravura e amor à Pátria.

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Ecoando a Marinha pelo Brasil

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Além das tradicionais cerimônias, uma variedade de programações foi realizada em todo o Brasil, incluindo desfiles navais e aeronavais, visitação a navios, eventos esportivos e apresentações das bandas de música do Corpo de Fuzileiros Navais. A diversidade dessas atividades foi vital para impulsionar a divulgação da data junto à imprensa. Até o dia 30 de junho, foram publicadas 131 matérias, das quais 98% apresentaram teor positivo, inclusive em programas de TV de alta audiência. Vale destacar que 58% das matérias abordaram aspectos históricos da Batalha Naval do Riachuelo.

Navegando nas Redes Sociais

Combinando a divulgação espontânea da imprensa com o uso dos canais de mídias sociais oficiais da MB, a campanha atingiu um alto engajamento do público. As postagens com imagens do Cristo Redentor e do Navio-Veleiro “Cisne Branco” iluminados, bem como a programação de eventos em todo o país, atingiram um grande número de visualizações e curtidas, demonstrando a eficácia da campanha. A participação de personalidades e influenciadores, expressando seus parabéns à Força pela data, foi um destaque na campanha. No total, foram feitas 41 postagens nas redes sociais, além de publicações temporárias no Facebook e Instagram.

Conquistando Corações e Mentes

Dois dos principais fatores que contribuíram para o sucesso da campanha foram o envolvimento das células do SisComSocMB e a simplificação da linguagem para a comunicação com os diversos públicos. O uso do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo como o Dia da Marinha provou ser uma estratégia eficiente e eficaz para facilitar a comunicação com a sociedade civil, alinhada com os objetivos navais da perspectiva “Resultados para a Sociedade”. Isso contribuiu para aproximar a instituição da sociedade brasileira, incentivando a participação ativa do cidadão comum na campanha.

A campanha também ofereceu oportunidades para aprimorar a comunicação, incluindo a necessidade de esclarecer melhor o propósito das ações, aumentar a comunicação com o público interno com antecedência em caso de mudança de abordagem nas campanhas institucionais e disseminar antecipadamente as ideias-força da campanha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).