Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Com o intuito de despertar a atenção da sociedade para o mar e para a Marinha do Brasil (MB), a campanha institucional do Dia da Marinha se espalhou como uma onda pelo país. Organizada com a participação integral do Sistema de Comunicação Social da Marinha (SisComSocMB), a campanha foi elaborada para engajar os brasileiros de todas as idades e escolaridades, dos 15 aos 60 anos. Celebrada ao longo de junho, a campanha marcou o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, um momento significativo para a Força, além de rememorar os heróis navais do passado, exaltando seus exemplos de bravura e amor à Pátria.
Ecoando a Marinha pelo Brasil
Além das tradicionais cerimônias, uma variedade de programações foi realizada em todo o Brasil, incluindo desfiles navais e aeronavais, visitação a navios, eventos esportivos e apresentações das bandas de música do Corpo de Fuzileiros Navais. A diversidade dessas atividades foi vital para impulsionar a divulgação da data junto à imprensa. Até o dia 30 de junho, foram publicadas 131 matérias, das quais 98% apresentaram teor positivo, inclusive em programas de TV de alta audiência. Vale destacar que 58% das matérias abordaram aspectos históricos da Batalha Naval do Riachuelo.
Navegando nas Redes Sociais
Combinando a divulgação espontânea da imprensa com o uso dos canais de mídias sociais oficiais da MB, a campanha atingiu um alto engajamento do público. As postagens com imagens do Cristo Redentor e do Navio-Veleiro “Cisne Branco” iluminados, bem como a programação de eventos em todo o país, atingiram um grande número de visualizações e curtidas, demonstrando a eficácia da campanha. A participação de personalidades e influenciadores, expressando seus parabéns à Força pela data, foi um destaque na campanha. No total, foram feitas 41 postagens nas redes sociais, além de publicações temporárias no Facebook e Instagram.
Conquistando Corações e Mentes
Dois dos principais fatores que contribuíram para o sucesso da campanha foram o envolvimento das células do SisComSocMB e a simplificação da linguagem para a comunicação com os diversos públicos. O uso do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo como o Dia da Marinha provou ser uma estratégia eficiente e eficaz para facilitar a comunicação com a sociedade civil, alinhada com os objetivos navais da perspectiva “Resultados para a Sociedade”. Isso contribuiu para aproximar a instituição da sociedade brasileira, incentivando a participação ativa do cidadão comum na campanha.
A campanha também ofereceu oportunidades para aprimorar a comunicação, incluindo a necessidade de esclarecer melhor o propósito das ações, aumentar a comunicação com o público interno com antecedência em caso de mudança de abordagem nas campanhas institucionais e disseminar antecipadamente as ideias-força da campanha.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395