Fuzileiros Navais embarcam no NAM "Atlântico"

Seguindo o cronograma da Operação “Dragão XL/Meridiano”, iniciou-se, na última quinta-feira (29), o carregamento e embarque nos meios da Esquadra. No Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” embarcaram 13 viaturas leves e 10 viaturas pesadas. Este meio, em conjunto com Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, Fragata “Independência”, Fragata “Liberal”, Fragata “Constituição”, meios do Comando do 1º Distrito Naval, meios do Comando do 2º Distrito Naval e tropas da Força de Fuzileiros da Esquadra formam o Grupo-Tarefa responsável por realizar as operações navais relacionadas à Comissão.

Às vésperas do início da “Dragão XL/Meridiano”, os meios participantes executam os preparativos planejados, enquanto permanecem em prontidão. No NDM “Bahia”, além das viaturas embarcadas, realizou-se treinamento com viatura leve do Exército Brasileiro (EB). O embarque tem como objetivos contribuir para o adestramento da tripulação do navio e permitir que o contingente do EB esteja pronto para realizar, pela primeira vez, o Transporte Administrativo partindo do Porto de Vitória.

fegwerrtjhfghjgjh
Embarque de viatura no NDM “Bahia”

A Operação “Dragão XL/ Meridiano”, sob a coordenação do Ministério da Defesa (MD) e executada pela Marinha ocorrerá, no período de 31 de outubro a 12 de novembro, na área marítima compreendida entre os municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Cerca de 3200 militares participarão da comissão, incluindo contingentes do EB e Força Aérea Brasileira, incrementando a interoperabilidade entre as Forças Singulares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).