O icônico ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, foi palco de uma experiência única para os alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Na última quarta-feira (4), esses jovens tiveram a oportunidade de assistir a uma emocionante partida entre as seleções de vôlei da Itália e da Alemanha, equipes de destaque no campeonato Pré-Olímpico de Vôlei Masculino 2023. A iniciativa, que contou com ingressos doados pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ), teve como objetivo inspirar e fomentar o amor pelo esporte entre os jovens.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estímulo e Inspiração através do Esporte

foto 2 profesp

A presença dos alunos no jogo não foi apenas um momento de lazer, mas também uma forma de aproximá-los do universo esportivo profissional. Lavínia Lins Bomfim Gomes, uma das estudantes presentes, expressou sua admiração e inspiração: “A alegria de estar lá vendo eles jogarem é incrível. Para quem joga vôlei, é magnífico. Serve de inspiração para um dia querer ser igual e representar o nosso país com essa mesma qualidade”.

PROFESP: Transformando Vidas através do Esporte

O PROFESP é mais do que apenas um programa social. Desenvolvido pelo Ministério da Defesa e apoiado pelas Forças Armadas, ele atende crianças e adolescentes de 6 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. O programa busca o desenvolvimento integral de seus beneficiários, oferecendo atividades desportivas, educacionais, culturais e psicossociais. O objetivo é proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida desses jovens. No Rio de Janeiro, muitos dos assistidos pelo PROFESP residem em comunidades como Acari, Cordovil, Costa Barros, entre outras, tornando o programa uma ponte entre esses jovens e oportunidades únicas como a vivenciada no Maracanãzinho.

O Poder Transformador do Esporte

foto 4 profesp

A experiência vivida pelos alunos do PROFESP no Maracanãzinho é um lembrete do poder transformador do esporte. Além de promover saúde e bem-estar, o esporte tem o potencial de inspirar, motivar e abrir portas para um futuro promissor. Programas como o PROFESP são essenciais para garantir que jovens em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a essas oportunidades, moldando a próxima geração de atletas, líderes e cidadãos inspirados.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).