A Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa (MD) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (22), a Portaria SEPROD/SG-MD nº 5.216, que atualiza a Lista de Produtos de Defesa (Liprode) anteriormente publicada.

A relação estabelece os produtos que estarão sujeitos ao controle de exportação e/ou importação pela pasta. A atualização da lista de produtos de defesa será realizada uma vez por ano ou sempre que houver necessidade, e participarão da reunião para esse fim representantes do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores e das Forças Armadas, sob a coordenação da SEPROD.

A Liprode representa um grande avanço para a Indústria de Defesa e Segurança do país. Por intermédio dela, é possível mensurar a produção do que foi importado e exportado. Com isso, pode-se verificar a importância da Base Industrial de Defesa (BID) na economia e no avanço tecnológico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Este ano, a SEPROD desenvolveu várias iniciativas de cunho estratégico em prol da indústria nacional, o que pode ser percebido pelo recorde de exportações autorizadas, que superou US$ 1,6 bilhão em um setor que emprega 2,9 milhões de pessoas e representa 4,78% do PIB nacional.

Com informações SEPROD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).