A Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) deu início, na primeira semana de janeiro, à sua renomada Colônia de Férias, um projeto histórico e inclusivo que visa proporcionar atividades lúdicas e esportivas a crianças carentes da região da Urca, Rio de Janeiro. Este ano, o evento conta com a participação de cerca de 600 crianças, oferecendo uma experiência enriquecedora e integrativa.

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Diversidade de Atividades e Inclusão Social

Colonia de ferias 3

Com 30 oficinas recreativas, que incluem pesca, futebol, basquete, dança, tênis e orientação, a Colônia de Férias da EsEFEx é um exemplo de como o esporte e o lazer podem ser ferramentas poderosas de inclusão social. A participação de pessoas com deficiência é um aspecto particularmente louvável, demonstrando o compromisso da instituição com a inclusão de todas as crianças em suas atividades.

Legado Olímpico e Contribuição Cultural

As atividades são realizadas nas instalações desportivas do Centro de Capacitação Física do Exército, uma infraestrutura que representa o legado olímpico do Brasil. Este ambiente não apenas proporciona espaços adequados para as diversas atividades, mas também reforça a importância do esporte como veículo de desenvolvimento cultural e social.

Formação e Experiência Prática para Estagiários

A Colônia de Férias também serve como um campo de estágio valioso para os alunos da EsEFEx. Cerca de 80 estagiários de diversas instituições de ensino superior do país têm a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, envolvendo-se diretamente na gestão e no planejamento das atividades esportivas. Esta experiência prática é fundamental para a formação de futuros profissionais de educação física e gestão desportiva.

Um Projeto de Impacto Social e Educativo

A iniciativa da EsEFEx vai além de proporcionar lazer e atividades físicas para crianças. Ela representa um esforço multidisciplinar e inclusivo de intervenção social, educação e formação esportiva. A Colônia de Férias da EsEFEx é um exemplo brilhante de como o esporte pode ser um meio de unir, educar e inspirar, contribuindo significativamente para a comunidade local e para o desenvolvimento de jovens talentos.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).