Nesta sexta-feira (16/12), a Força Aérea Brasileira (FAB) formou mais 105 novos Engenheiros da Turma 2022, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição universitária pública especializada nas áreas de Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial e que está ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). A cerimônia de formatura aconteceu na sede do ITA, em São José dos Campos (SP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O ato foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que esteve acompanhado do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno Ribeiro Pereira; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; e do Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia. Demais autoridades, civis e militares, também prestigiaram a solenidade.

i22121710192302881O Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior agradeceu, em nome da FAB, o trabalho realizado pelo ITA e pelo DCTA . “Hoje entregamos ao Brasil mais 105 dos melhores Engenheiros desse país. Agradeço a cada um de vocês por terem chegado até aqui. Parabéns pela escolha do local: aqui nasceu a Indústria Aeronáutica Brasileira; foi aqui que nasceu, na década de 60, aquele avião Bandeirante que está desenhado na parede que é o mesmo que está estacionado lá fora, voando até hoje, mostrando a excelência do produto que foi desenvolvido por nossos engenheiros”, disse.

O Comandante também destacou os feitos das Instituições evidenciando que os engenheiros, apesar de todas as dificuldades, conseguem priorizar a Indústria Aeronáutica Brasileira. “Eu tenho muito orgulho em dizer que a FAB coopera com muito disso com seus recursos. Parabenizo vocês pela escolha do Patrono e do Paraninfo que certamente em os quais vocês viram valores, posturas e atitudes que serão espelho para o futuro, que eu espero que seja brilhante”, concluiu.

i22121710192006668

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia comentou acerca de mais esta conquista, a formatura de novos profissionais para a FAB e para o mercado de trabalho. “Obrigado Comandante. O ITA foi criado pela FAB e se está funcionando há 72 anos é porque a Força Aérea aplica os recursos na sociedade brasileira de forma inteligente, em primeiro lugar no DCTA e também no ITA. A reputação que o ITA alcança é resultado dos formandos e do investimento capaz da FAB na nossa escola”, disse.

Menções honrosas

i22121710193008443
Na solenidade, aconteceu a tradicional entrega das menções honrosas a alunos que registraram as maiores notas. A entrega da Láurea Summa Cum Laude, a maior láurea do Instituto, que é outorgada aos Engenheiros que obtiveram Média Geral Louvor (L), isto é, média geral igual ou superior a 9,5 na escala de zero a dez. Apenas 37 alunos obtiveram semelhante desempenho na história do ITA.

A  Engenheira Ana Paula Lopes Schuch, que obteve a maior média na turma de 2022 do ITA recebeu a Láurea Summa Cum Laude, falou sobre a jornada no Instituto. “Estou muito Feliz foram 5 anos com muita dedicação , muito estudo, é a consagração de tanta dedicação”, disse.

O Instituto
O ITA foi criado em 1950 e integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Sua missão é ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse para a aviação em geral, e, em particular, à Força Aérea Brasileira; além de  manter cursos de extensão universitária, de pós-graduação e de doutorado.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).