No dia 2 de fevereiro, quatro militares da Força Aeromarítima Francesa (FRMARFOR) de Reação Rápida conheceram as instalações do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais. O objetivo da visita foi realizar um intercâmbio entre as Forças Marítimas do Brasil e da França, principalmente no quesito das Operações Especiais. Nesta oportunidade, os militares presenciaram no terreno as capacidades operativas das Companhias de Operações Especiais, como o emprego de caçadores, poder de fogo dos armamentos empregados e ações coordenadas de retomada e resgate.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, os militares franceses foram instrutores do Estágio de Qualificação em Operações Anfíbias níveis 1 e 2, realizado no Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais. O estágio busca agregar conceitos e atualizar procedimentos importantes às atuais e futuras revisões doutrinárias relativas às Operações Anfíbias na Marinha do Brasil.

mostruario de equipamento de saltadores livres
Mostruário de equipamento de saltadores livres
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).