Exercício de lançamento e recolhimento dinâmico de EDVP

Durante a Operação “Urano/2021”, iniciada em 26 de março, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” realizou qualificações de patrão, proeiro e popeiro com o lançamento e recolhimento dinâmico de Embarcação de Desembarque de Viatura e Pessoal (EDVP). Nas atividades, o grupamento operativo embarcado de Fuzileiros Navais também exercitou procedimentos de desembarque por meio das EDVP.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No dia 29, o adestramento de Movimento Navio para Terra (MNT), que representa uma tomada de praia, deu continuidade aos adestramentos anfíbios e ampliou a complexidade dos exercícios.

sertynrb5evthgeb57mi4rnbtg
Adestramento de MNT

As EDVP dotadas no NAM “Atlântico” podem transportar viaturas, equipamentos e pessoal, além de realizar o apoio logístico entre navios ou para a terra. As embarcações são blindadas e comportam cerca de 35 militares armados e equipados, além da tripulação.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).