Seguindo o cronograma do Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB), a Itaguaí Construções Navais (ICN) realiza, entre 19 de abril e 2 de maio, a transferência das seções do Submarino “Angostura” (S-43). O S-43 é o quarto submarino convencional de propulsão diesel-elétrica do programa e está sendo transferido da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas para o Estaleiro de Construção, localizado no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), no Rio de Janeiro.
Etapas da operação de transferência
A operação de transferência das seções ocorre em três etapas distintas, até que todas estejam no Estaleiro de Construção para a montagem final do submarino. A seção de Ré, a primeira a ser transferida, é responsável por abrigar o motor elétrico de propulsão, assim como o sistema dos lemes vertical e horizontal, eixo propulsor e o hélice. A segunda seção será transferida no final de abril e a última no início de maio.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Montagem final do Submarino “Angostura” e competência técnica brasileira
A chegada das seções ao Estaleiro marca o início da montagem final do Submarino “Angostura” e ratifica a competência técnica da indústria brasileira na construção de submarinos da classe “Riachuelo”. A operação de transferência, aperfeiçoada desde a movimentação das seções do “Riachuelo” em 2017, exige um planejamento detalhado que inclui a adequação de trechos da rede elétrica e interrupções seletivas do tráfego na BR-493. Essas medidas são realizadas em coordenação com diversos órgãos para garantir a segurança e não causar prejuízos à mobilidade urbana da região.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395