No dia 24 de janeiro, uma visita crucial ao thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), localizado em Itajaí – SC, marcou um importante passo no avanço da indústria naval brasileira. O Secretário de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro, Deputado Federal Hugo Leal, acompanhado de seu Subsecretário-Adjunto de Economia no Mar, Marcelo Felipe, teve a oportunidade de conhecer de perto o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT).

Conhecendo o Programa Fragatas Classe Tamandaré

fragata tamandare foto1

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O PFCT, uma iniciativa desenvolvida pela Marinha do Brasil e gerenciada pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), é executado pela Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis e suas garantidoras: tkMS, Embraer e Atech. Esta visita permitiu aos secretários observar a metodologia de gerenciamento e fiscalização da EMGEPRON, além da avançada tecnologia de construção utilizada no estaleiro tkEBS.

Foco na Mão de Obra e Tecnologia

Um ponto de destaque na visita foi a atenção dada ao treinamento e qualificação da mão de obra, aspectos cruciais para o desenvolvimento, fabricação e montagem de cada fragata. Este enfoque reflete o compromisso do programa com a excelência e a inovação na indústria naval.

Impacto na Economia Brasileira

A importância do PFCT para o desenvolvimento da indústria brasileira de construção naval foi enfatizada nas apresentações. A construção das fragatas gera uma demanda contínua de material e mão de obra, impactando significativamente a economia do país.

Visita ao Escritório da EMGEPRON em Itajaí

Além de percorrer a área de produção do estaleiro, o Secretário Hugo Leal visitou o Escritório da EMGEPRON em Itajaí. Esta visita sublinha a importância de Santa Catarina no cenário econômico nacional e o papel da EMGEPRON na criação de parcerias e oportunidades para fortalecer a indústria naval e incrementar produtos e serviços relacionados à economia do mar.

Fortalecendo a Indústria Naval Brasileira

A visita do Secretário Hugo Leal ao tkEBS representa um passo significativo na compreensão e no apoio ao PFCT, um projeto que não só reforça a indústria naval brasileira, mas também contribui para a economia do mar, destacando o potencial de crescimento e inovação neste setor vital.

Com informações da EMGEPRON

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).