O Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa), em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da Bahia, realizou um Curso de Instalação Elétrica Residencial entre 6 de novembro e 4 de dezembro. Este curso é uma parte vital do Programa de Recolocação Profissional do Corpo de Fuzileiros Navais (PreP-CFN) e do Projeto Soldado Cidadão, visando capacitar os soldados fuzileiros navais para uma transição suave para o mercado de trabalho civil.

Objetivo do Programa de Recolocação Profissional

O principal objetivo do PreP-CFN é facilitar a inserção de Cabos e Soldados do Corpo de Fuzileiros Navais, que estão em processo de licenciamento do Serviço Ativo da Marinha, no mercado de trabalho. Através deste programa, os militares têm a oportunidade de adquirir habilidades e conhecimentos técnicos que são altamente valorizados em diversos setores profissionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Importância da Parceria com o SENAI

A parceria com o SENAI da Bahia é estratégica e fundamental para o sucesso do programa. O SENAI é reconhecido por sua excelência em educação profissional e técnica, oferecendo cursos que estão alinhados com as necessidades do mercado de trabalho atual. Através desta colaboração, os fuzileiros navais participantes puderam receber treinamento especializado e de alta qualidade em instalação elétrica residencial.

Benefícios para os Militares e a Sociedade

O Curso de Instalação Elétrica Residencial não apenas prepara os militares para novas carreiras após o serviço ativo, mas também contribui para a sociedade ao fornecer profissionais qualificados e prontos para atender às demandas do mercado. Esta iniciativa é um exemplo de como a capacitação profissional pode servir como uma ponte eficaz entre a vida militar e civil.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).