IAI Entrega a Primeira Aeronave de Vigilância Persistente de Área Ampla e Multissensor

blank

Israel Aerospace Industries (IAI) entregou a aeronave ‘Oron’ às Forças de Defesa de Israel (FDI). O ‘Oron’ é a primeira aeronave multissensor de vigilância persistente de área ampla e fornecerá à FDI recursos de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) sem precedentes. Seus sensores inovadores e recursos de processamento de dados pioneiros permitirão a cobertura de vários domínios de vastas áreas em tempo real para vigilância terrestre e marítima, independentemente das condições meteorológicas ou de visibilidade.

O desenvolvimento deste programa é liderado pela Diretoria de P&D de Defesa do Ministério da Defesa de Israel (DMDI), em colaboração com a Força Aérea de Israel (FAI), a Diretoria de Inteligência da FAI, a Marinha de Israel e a IAI. Os sistemas ISR inovadores desenvolvidos e integrados no ‘Oron’ permitirão que a IDF gere avaliações de inteligência abrangentes e em tempo real, incluindo avaliações detalhadas do desdobramento de forças inimigas e organizações terroristas em curto e longo alcance, durante atividades de rotina e operacionais.

Desenvolvido com base em lições aprendidas em conflitos anteriores pelo FDI e MOD, o ‘Oron’ também será equipado com um mecanismo de processamento de dados baseado em ciência de dados avançada e recursos de inteligência artificial (IA).A aeronave ‘Oron’ é baseada no Gulfstream G550, conhecido por seu excelente desempenho de voo e baixos custos de manutenção.

blank

A aeronave será equipada com sensores de última geração e avançados sistemas de radar desenvolvidos pelo IAI. A aeronave ‘Oron’ pousou na base aérea de Nevatim esta semana e foi recebida em uma cerimônia realizada na presença do Comandante da FAI, General de Divisão Amikam Norkin. A aeronave será operada pelo Esquadrão de Inteligência ‘Nachshon’ da FAI e permitirá à FAI aumentar sua vantagem operacional e capacidades de inteligência em face de ameaças emergentes e desafios de segurança.

Comandante da Força Aérea Israelense (FAI), General de Divisão Amikam Norkin: “A aquisição do Esquadrão de Inteligência“ Nachshon ”da FAI do ‘Oron’ permitirá à Força Aérea aumentar ainda mais sua superioridade operacional e de inteligência em face de ameaças emergentes e desafios de segurança.” 

Presidente e CEO da IAI, Boaz Levy: “A aeronave ‘Oron’ é mais um testemunho da experiência da IAI no desenvolvimento de sistemas estratégicos para o Estado de Israel e nossos clientes em todo o mundo. Nossa experiência em trazer soluções ponta a ponta para atender às necessidades operacionais é claramente demonstrada por meio da iniciativa da aeronave ‘Oron’. A IAI tem a honra de trazer nossa inteligência, comunicação, multissensores e know-how operacional para ajudar a proteger as fronteiras de Israel. A aeronave ‘Oron’ é a primeira de seu tipo no mundo e se junta à família de aeronaves de missão especial estratégica que IAI forneceu ao FDI nas últimas duas décadas, incluindo as aeronaves ‘Eitam’ (AEW & C) e ‘Shavit’ (SIGINT). O ‘Oron’ fornecerá ao Estado de Israel uma vantagem estratégica graças à tecnologia inovadora e pioneira.”

Chefe de P&D Militar no DDR&D do Ministério da Defesa, Brig. Gen. Yaniv Rotem: “O DDR&D tem liderado o desenvolvimento dos sistemas de missão ‘Oron’ por mais de nove anos. Essa aeronave de missão fornecerá ao FDI recursos ISR inovadores e sem precedentes, usando sistemas de detecção inovadores – o sistema de radar embarcado e uma variedade de sensores. Esses sistemas irão transmitir dados valiosos para as unidades de inteligência. O uso da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) permitirá um sistema de processamento de dados eficiente e automatizado, que produzirá inteligência acionável em tempo real, aumentando a eficácia das atividades operacionais do FDI.” 

Fonte: Comunicação da IAI

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui