Israel Aerospace Industries (IAI) entregou a aeronave ‘Oron’ às Forças de Defesa de Israel (FDI). O ‘Oron’ é a primeira aeronave multissensor de vigilância persistente de área ampla e fornecerá à FDI recursos de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) sem precedentes. Seus sensores inovadores e recursos de processamento de dados pioneiros permitirão a cobertura de vários domínios de vastas áreas em tempo real para vigilância terrestre e marítima, independentemente das condições meteorológicas ou de visibilidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O desenvolvimento deste programa é liderado pela Diretoria de P&D de Defesa do Ministério da Defesa de Israel (DMDI), em colaboração com a Força Aérea de Israel (FAI), a Diretoria de Inteligência da FAI, a Marinha de Israel e a IAI. Os sistemas ISR inovadores desenvolvidos e integrados no ‘Oron’ permitirão que a IDF gere avaliações de inteligência abrangentes e em tempo real, incluindo avaliações detalhadas do desdobramento de forças inimigas e organizações terroristas em curto e longo alcance, durante atividades de rotina e operacionais.

Desenvolvido com base em lições aprendidas em conflitos anteriores pelo FDI e MOD, o ‘Oron’ também será equipado com um mecanismo de processamento de dados baseado em ciência de dados avançada e recursos de inteligência artificial (IA).A aeronave ‘Oron’ é baseada no Gulfstream G550, conhecido por seu excelente desempenho de voo e baixos custos de manutenção.

Oron Flight

A aeronave será equipada com sensores de última geração e avançados sistemas de radar desenvolvidos pelo IAI. A aeronave ‘Oron’ pousou na base aérea de Nevatim esta semana e foi recebida em uma cerimônia realizada na presença do Comandante da FAI, General de Divisão Amikam Norkin. A aeronave será operada pelo Esquadrão de Inteligência ‘Nachshon’ da FAI e permitirá à FAI aumentar sua vantagem operacional e capacidades de inteligência em face de ameaças emergentes e desafios de segurança.

Comandante da Força Aérea Israelense (FAI), General de Divisão Amikam Norkin: “A aquisição do Esquadrão de Inteligência“ Nachshon ”da FAI do ‘Oron’ permitirá à Força Aérea aumentar ainda mais sua superioridade operacional e de inteligência em face de ameaças emergentes e desafios de segurança.” 

Presidente e CEO da IAI, Boaz Levy: “A aeronave ‘Oron’ é mais um testemunho da experiência da IAI no desenvolvimento de sistemas estratégicos para o Estado de Israel e nossos clientes em todo o mundo. Nossa experiência em trazer soluções ponta a ponta para atender às necessidades operacionais é claramente demonstrada por meio da iniciativa da aeronave ‘Oron’. A IAI tem a honra de trazer nossa inteligência, comunicação, multissensores e know-how operacional para ajudar a proteger as fronteiras de Israel. A aeronave ‘Oron’ é a primeira de seu tipo no mundo e se junta à família de aeronaves de missão especial estratégica que IAI forneceu ao FDI nas últimas duas décadas, incluindo as aeronaves ‘Eitam’ (AEW & C) e ‘Shavit’ (SIGINT). O ‘Oron’ fornecerá ao Estado de Israel uma vantagem estratégica graças à tecnologia inovadora e pioneira.”

Chefe de P&D Militar no DDR&D do Ministério da Defesa, Brig. Gen. Yaniv Rotem: “O DDR&D tem liderado o desenvolvimento dos sistemas de missão ‘Oron’ por mais de nove anos. Essa aeronave de missão fornecerá ao FDI recursos ISR inovadores e sem precedentes, usando sistemas de detecção inovadores – o sistema de radar embarcado e uma variedade de sensores. Esses sistemas irão transmitir dados valiosos para as unidades de inteligência. O uso da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) permitirá um sistema de processamento de dados eficiente e automatizado, que produzirá inteligência acionável em tempo real, aumentando a eficácia das atividades operacionais do FDI.” 

Fonte: Comunicação da IAI

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).