Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Escola Superior de Guerra (ESG), na Urca, foi palco do I Simpósio “Vozes Delas – Justiça, Equidade e Paradigmas” nos dias 6 e 7 de dezembro, com transmissão simultânea pela plataforma Zoom. O evento, uma iniciativa da Ouvidoria da Mulher da Justiça Militar da União (JMU) com apoio do Superior Tribunal Militar (STM) e da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da JMU, em parceria com a ESG e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, visou promover debates sobre a garantia e proteção dos direitos das mulheres e o fomento do intercâmbio entre diferentes setores da sociedade.
Idealização e Proposta do Evento
Mariana Aquino, juíza federal substituta da JMU e presidente da Ouvidoria da Mulher da JMU, foi a idealizadora do simpósio. A iniciativa surgiu a partir de discussões dentro da Ouvidoria, com o propósito de estimular o debate sobre temas atuais e relevantes ligados a questões de gênero e violência contra a mulher, envolvendo especialistas de diversas áreas.
Palestra Magna e Temas Abordados
A ministra do STM Maria Elizabeth Teixeira Rocha proferiu a palestra magna, enfocando “A Integração da Mulher nas Forças Armadas”. Sua apresentação destacou as conquistas e os desafios enfrentados pelas militares nas Forças Armadas do Brasil e globalmente ao longo dos anos.
Intenção de Continuidade
O sucesso e a relevância do simpósio motivaram os organizadores a considerar sua realização anualmente, visando a continuidade do diálogo e da expansão do conhecimento sobre os direitos das mulheres, especialmente no contexto militar.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395