No mês de junho, o Hospital Naval de Salvador (HNSa) retomou as atividades do seu Centro de Estudos. Este espaço é voltado para a promoção e divulgação de conhecimentos técnico-científicos, com o intuito de aperfeiçoar as equipes de saúde e contribuir para as experiências da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Abordagem Inicial: Operação Acolhida

O primeiro evento do ano de 2023 aconteceu em 12 de junho e trouxe uma discussão importante sobre a “Operação Acolhida – resposta brasileira ao fluxo migratório venezuelano”. A palestra foi ministrada pela Capitão-Tenente (T) Tenente Nasciara Nascimento, que trouxe detalhes e contextos relevantes acerca do tema.

Relato Detalhado sobre a Operação Acolhida

Durante a palestra, a oficial destacou o cenário do fluxo de imigrantes venezuelanos na fronteira com o Brasil, discutindo a criação da força-tarefa logística humanitária, os principais objetivos e pilares da Operação Acolhida, bem como a estrutura e funcionamento da Base Manaus. Também foram abordadas as principais ações de saúde e sociais voltadas para os imigrantes venezuelanos, além do cotidiano de trabalho dos militares envolvidos.

O Papel do Centro de Estudos

A retomada do Centro de Estudos pelo HNSa representa um importante passo para o avanço do conhecimento e da capacitação profissional em áreas essenciais para a Marinha do Brasil. A iniciativa busca promover uma troca constante de experiências e aprendizados, visando à melhoria contínua dos serviços prestados pela instituição e ao crescimento profissional de suas equipes.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).