Em 11 de novembro, o Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Militar de Área de Porto Alegre, chefiado pelo Tenente Coronel Frederico Fuhrmeister realizou junto com a equipe da radiologia intervencionista, um procedimento inovador no HMAPA, a ablação por radiofrequência de tumor renal guiado por tomografia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exame foi organizado e gerenciado pela enfermeira com especialização em enfermagem em radiologia e imaginologia, Primeiro-tenente Gisela Gomes, realizado pelo médico radiologista intervencionista Fernando Dutra e Tiago Alves da Silva, da empresa Intervir, pelo anestesista Maurício Holleben, as pelas técnicas de enfermagem Terceiro Sargento Fernanda e Terceiro Sargento Alice e pelo técnico em radiologia, Terceiro Sargento Diego.

A ablação por radiofrequência é uma alternativa para o tratamento de câncer, possibilitando um tratamento menos agressivo. Essa técnica utiliza ondas de rádio de alta energia para aquecer o tumor. Uma sonda fina como uma agulha, é inserida através da pele até atravessar totalmente o tumor. A inserção da sonda é guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada. Quando a sonda está posicionada, uma corrente elétrica é passada através da sonda, aquecendo o tumor e destruindo as células cancerígenas. O método visa preservar os tecidos adjacentes, proporcionando uma recuperação rápida, com menor exposição do paciente, menor tempo de internação e menor risco de infecção hospitalar.

Fonte: HMAPA

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).