Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) homenageou, no dia 11 de outubro de 2022, o General de Exército Veterano Jarbas Bueno da Costa, antigo Aluno e Eterno Comandante da ESA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O General de Exército Jarbas Bueno da Costa nasceu, na cidade de Campanha, Minas Gerais, em 7 de outubro de 1943. Iniciou sua carreira militar, como Praça, em 1964, quando se formou Terceiro-Sargento, na ESA, em 5 de dezembro, tendo sido o primeiro colocado do Curso de Infantaria. Classificado no 1º Batalhão de Guardas, no Rio de Janeiro, não chegou a se apresentar na unidade por haver sido aprovado no concurso para oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) nesse mesmo ano.

O General Jarbas formou-se Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria, em 1968, logrando o primeiro lugar geral da AMAN. Como Oficial, serviu em diferentes momentos, na Amazônia Brasileira e outras unidades, dentre as quais a ESA, tendo sido seu Comandante de 26 de março de 1999 a 30 de janeiro de 2001.

O General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, Comandante da ESA, entregou ao General Jarbas a réplica do Sabre Sargento Max Wolf Filho, que simboliza a iniciativa, a coragem, a abnegação e a exemplar liderança, características essenciais ao líder de pequenas frações. Esse sabre é semelhante ao do Fuzil Mauser 1908, usado pelo Sargento Max Wolf Filho, herói da 2ª Guerra Mundial, o mesmo utilizado pelos Alunos durante o segundo ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS).

Ato contínuo, a Banda de Música do Batalhão de Comando e Serviços (BCSv/ESA) executou, no Auditório Coronel Catunda, o Dobrado General Jarbas, de autoria do Subtenente Músico Veterano Carlos Antônio Braga, o qual passou à mão do homenageado uma cópia da partitura.

Nas palavras do General Jarbas, “fiquei emocionado e agradeço muito. O dobrado nos acompanha e é uma homenagem que se presta, normalmente, aos militares que possuem alguma relevância para o Exército e suas unidades.”

Fruto de sua experiência ímpar como praça e oficial, em mais de 40 anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro, o General Jarbas escreveu o decálogo que norteia os passos que devem ser seguidos para uma carreira militar promissora.

Encerrando o ciclo de homenagens, foi inaugurado pelo General Jarbas, acompanhado do General Salgado, o Decálogo que servirá de norte para as futuras gerações de sargentos formados neste Estabelecimento de Ensino.

Fonte: Escola de Sargentos das Armas

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).