No dia 30 de outubro, um herói anônimo foi homenageado pelo seu ato de bravura e serviço à comunidade. O Presidente do Tribunal Marítimo (TM), Vice-Almirante (RM1) Ralph Dias, entregou o Prêmio “Segurança da Navegação” ao Sr. JOSUÉ DA SILVA VIANA. O prêmio é um reconhecimento merecido pelo eficiente atendimento ao chamado da Capitania Fluvial de Porto Alegre para resgatar a Balsa “ARAÇÁ”, que estava à deriva no Rio Jacuí. Josué, enquanto Mestre do Rebocador “ATALAIA”, liderou a operação de resgate, rebocando a embarcação com segurança até o Cais Mauá, em Porto Alegre – RS.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Ação Corajosa e Altruísta

Josué da Silva Viana demonstrou coragem e altruísmo ao enfrentar as águas perigosas do Rio Jacuí para resgatar a Balsa “ARAÇÁ”. Em um ato de heroísmo silencioso, ele não apenas salvou a embarcação, mas também possivelmente vidas que estavam a bordo. Seu compromisso com a segurança da navegação e a prestação de serviços à comunidade é verdadeiramente admirável.

Reconhecimento por Unanimidade

Snapinsta.app 397227500 710878360933262 1241066434594716648 n 1080

A concessão do Prêmio “Segurança da Navegação” a Josué da Silva Viana foi aprovada por unanimidade na Sessão Plenária do dia 21 de julho de 2022. Isso reflete o reconhecimento unânime da importância de seu ato e sua dedicação à segurança marítima.

Homenagem ao Patrono da Marinha

Além da entrega do prêmio, o Presidente do Tribunal Marítimo participou de uma Cerimônia de Aposição Floral no Panteão de Tamandaré, onde os restos mortais do Patrono da Marinha e de sua esposa, Maria Eufrásia Lisboa, estão abrigados. Essa cerimônia simboliza o respeito e a gratidão da Marinha brasileira aos que serviram com honra e coragem.

Um Herói que Inspira

A história de Josué da Silva Viana é um lembrete poderoso de que heróis muitas vezes trabalham silenciosamente em nosso meio, fazendo a diferença quando mais precisamos. Sua bravura e dedicação à segurança da navegação inspiram a todos nós a sermos cidadãos atentos e comprometidos com o bem-estar de nossa comunidade.

Com informações do Tribunal Marítimo

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).