No coração do Mato Grosso, a cidade de Cáceres foi palco de um encontro inspirador. No dia 22 de setembro, a Agência Fluvial de Cáceres (AgCaceres), vinculada à Capitania Fluvial do Mato Grosso, abriu suas portas para uma turma muito especial. Trinta crianças do Projeto Guarda Mirim de Cáceres tiveram a oportunidade única de conhecer de perto uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conhecendo o Mundo da Aviação

A visita não se limitou a apenas observar o helicóptero. O Fiel da Aeronave, responsável por manter e garantir a operacionalidade da máquina, ministrou uma palestra educativa. Ele compartilhou com os jovens as diversas atividades realizadas pela aeronave e deu insights sobre como é a vida na Marinha do Brasil e os caminhos para ingressar nessa carreira. A experiência foi tão marcante que a Cabo Guarda Mirim Maria Júlia Faria expressou seu encanto: “Minha experiência foi muito incrível, gostei muito de saber como funciona a cabine de comando e como funciona em si a máquina”.

O Valor do Projeto Guarda Mirim

O Projeto Guarda Mirim não é apenas uma iniciativa social. Com mais de 50 anos de trajetória, ele representa um farol de esperança para crianças e jovens carentes de Cáceres. O projeto não só oferece complementação educacional, mas também prepara esses jovens para o mercado de trabalho. Atendendo crianças de 11 a 16 anos, todos matriculados em escolas municipais ou estaduais, a Guarda Mirim tem sido um pilar fundamental na formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro.

Iniciativas como essa reforçam a importância da integração entre as forças armadas e a comunidade. A Marinha do Brasil, ao abrir suas portas para o Projeto Guarda Mirim, não apenas proporcionou uma experiência inesquecível para esses jovens, mas também semeou sonhos e inspirou futuras gerações.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).