A Escola de Guerra Naval prorrogou o prazo para a inscrições no Processo Seletivo do PPGEM, nos níveis de Mestrado e Doutorado Profissional. As inscrições, que estavam previstas para se encerrar nesta sexta-feira (02) seguem até o dia 15 de outubro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Poderão inscrever-se civis e militares da ativa e da reserva. O curso tem início previsto para março do ano que vem, com duração de 2 anos para o Mestrado e 4 anos para o Doutorado.

O Programa se estrutura em torno da área de concentração “Defesa, Governança e Segurança Marítimas “, contando com três Linhas de Pesquisa:

I – Política e Estratégia Marítimas;

II – Regulação do Uso do Mar, Processo Decisório e Métodos Prospectivos; e

III – Política, Gestão e Logística em Ciência, Tecnologia e Inovação no Ambiente Marítimos.

 

O Edital está disponível na página do PPGEM: https://www.marinha.mil.br/ppgem/

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).