Recentemente, membros do GRUSEF foram convidados pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira em Pernambuco (ANVFEB/PE) para um evento de grande importância histórica. O foco foi o descerramento de um busto em homenagem ao Major Landerico, uma figura que marcou a história militar do Brasil. Major Landerico seria o primeiro comandante do 7º Grupo de Artilharia de Dorso (7º GADo), criado em 1942. Apesar de sua morte prematura durante o ataque do U-507 ao navio Baependy no litoral sergipano, o Major Landerico deixou um legado duradouro, sendo o precursor do atual 7º Grupo de Artilharia de Campanha – Regimento Olinda.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um evento com presenças ilustres

IMG 20230603 WA0011

O evento reuniu diversas personalidades importantes. Dentre eles, o Capitão Souza, ex-combatente e presidente da ANVFEB/PE. Admirado por sua lucidez, comparada à dos mais modernos soldados, o Capitão Souza possui uma vivência singular da história militar brasileira. Ao seu lado, esteve o General de Divisão Carlos Machado, comandante da 7ª Região Militar. Conhecido por seu profundo conhecimento da história da FEB, o General também compartilhou suas experiências acerca da gratidão que os italianos demonstram aos ex-combatentes brasileiros.

Agradecimentos do GRUSEF

IMG 20230603 WA0015

O GRUSEF também aproveitou o evento para agradecer ao Tenente Coronel Felipe, Comandante da Organização Militar. Em seu nome, estenderam cumprimentos a todos os comandantes e militares presentes, destacando o engajamento de todos na preservação histórica. Além disso, foi evidenciado o comprometimento dos familiares, estudantes e entusiastas do tema presentes, que, assim como o GRUSEF, também têm a missão de perpetuar a história.

Reconhecimento ao GRUSEF

O evento foi concluído de forma especial. O GRUSEF foi agraciado com a bela Medalha Major Landerico, entregue pelo Capitão Souza. Este gesto coroa o empenho do GRUSEF em seu nobre trabalho de compartilhar a memória da Segunda Guerra Mundial com o público brasileiro, reforçando a importância do conhecimento e da preservação da nossa história.

IMG 20230603 WA0010IMG 20230603 WA0013

IMG 20230603 WA0014 IMG 20230603 WA0016

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).