No aniversário de 176 anos da Capitania dos Portos de Alagoas, uma cerimônia especial marcou a transferência do Suboficial Escrevente Antonio Fernandes de Melo Neto para a reserva remunerada. Com 30 anos e 8 meses dedicados à Marinha do Brasil, o SO Neto trilhou uma trajetória exemplar, iniciando sua carreira em 11 de janeiro de 1993, na Escola de Aprendiz de Marinheiro do Espírito Santo (EAMES). Ao longo dos anos, sua dedicação e comprometimento o levaram a servir em diversas organizações militares, desde a Escola de Aprendiz de Marinheiro do Espírito Santo até a Capitania dos Portos de Alagoas, sua última unidade na ativa.

Reconhecimento e Condecorações

WhatsApp Image 2023 10 09 at 10.02.45

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Suboficial Melo não apenas serviu com distinção, mas também foi reconhecido por seu trabalho árduo e dedicação. Suas condecorações, como a Medalha Militar e Passador de Bronze, Prata e Ouro, são testemunhos de sua contribuição inestimável à Marinha. Seu profissionalismo, responsabilidade e dedicação ao serviço fizeram dele uma figura respeitada e admirada por superiores, colegas e subordinados. Em particular, seu desempenho na CPAL foi notável, liderando e orientando suas equipes para cumprir a missão com excelência.

Palavras do Suboficial Neto

WhatsApp Image 2023 10 09 at 11.39.47

Em um momento emocionante, o Suboficial Neto compartilhou suas reflexões e agradecimentos: “Primeiramente, agradeço a Deus por me permitir servir à Marinha do Brasil. Minha jornada começou em 1991, quando um panfleto sobre um curso preparatório para as Forças Armadas chamou minha atenção. Desde então, servi com dedicação e paixão, sempre buscando a excelência. Agradeço à minha família, aos amigos que fiz ao longo dos anos e a todos que estiveram ao meu lado nesta jornada. Encerro minha carreira com o sentimento de dever cumprido, grato por todas as oportunidades e desafios que enfrentei. Bravo Zulu a todos e muito obrigado.”

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).