A 2ª Tenente Tailane, membro do Exército Brasileiro, recebeu o renomado Prêmio Mário Travassos por seu artigo notável intitulado “Duque de Caxias, Patrono do Exército, e as ferramentas informacionais: a importância do EB Conhecer na busca e recuperação da informação”. Este prêmio ressalta contribuições significativas feitas por militares, enaltecendo trabalhos que promovem a cultura e a história das Forças Armadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Categoria Militar do Corpo Permanente

A pesquisa de Tailane foi reconhecida na Categoria Militar do Corpo Permanente, demonstrando um profundo entendimento da relevância histórica e cultural do Exército Brasileiro. O estudo aborda a figura emblemática do Duque de Caxias e a importância das ferramentas informacionais na preservação da memória e identidade do Exército.

Compromisso com a Cultura e História Militar

Snapinsta.app 418761782 1439189820359932 7289377051298067542 n 1080

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército parabenizou a 2ª Tenente Tailane por seu empenho, dedicação e compromisso com a divulgação da cultura e história da Força Terrestre. Sua contribuição é fundamental para fortalecer a compreensão e o apreço pelo patrimônio histórico militar brasileiro.

HISTÓRIA, CULTURA, BRASIL!

O prêmio concedido à 2ª Tenente Tailane simboliza o valor que o Exército Brasileiro atribui à pesquisa histórica e cultural. É um reconhecimento da importância de documentar e disseminar o conhecimento sobre a história e as tradições militares do Brasil.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).