A Organização dos Estados Americanos (OEA) recebeu apoio inestimável do Grupo de Monitores Interamericanos (GMI-CO), uma força composta por oficiais do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e do Exército Mexicano. O trabalho conjunto vem atuando em várias regiões da Colômbia com o objetivo principal de credenciar nacionais recentemente treinados para desminagem humanitária.
Atuação Humanitária do GMI-CO
Durante os meses de maio e junho, o GMI-CO apoiou a avaliação de doze binômios caninos da Brigada de Engenheiros de Desminagem Humanitária (BRDEH) do Exército da Colômbia, em Neiva, Huíla. O grupo também prestou auxílio na avaliação de supervisores e desminadores da organização The Halo Trust, em Pradera, Valle Del Cauca, assim como na avaliação de supervisores, líderes e operadores de desminagem humanitária com máquinas da BRDEH, nas instalações do Centro Internacional de Desminagem, em Melgar.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Expansão das Atividades e Credenciamento de Novos Desminadores
O GMI-CO expandiu suas operações para Puerto Concordia, Meta, onde avaliou novos desminadores da organização Humanity & Inclusion. O grupo também colaborou na avaliação de líderes de desminagem manual do Batalhão de Desminagem e Engenheiros Anfíbios da Armada Colombiana, em Coveñas, Sucre. Essas atividades significativas resultaram no credenciamento de 111 colombianos aptos a operar em áreas contaminadas por minas antipessoal ou artefatos explosivos improvisados.
Contribuição do Exército Brasileiro para Ações Humanitárias na América Latina e Caribe
Desde 2006, o GMI-CO apoia os esforços da OEA e das autoridades colombianas para reduzir os efeitos desses artefatos perigosos que têm atormentado a população colombiana por mais de cinco décadas. A atuação do Grupo de Monitores Interamericanos demonstra a importante contribuição do Exército Brasileiro para as ações humanitárias, aumentando a capacidade de projeção de poder da Força Terrestre na região da América Latina e Caribe.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395