Brasília (DF) – Alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva passaram pelo batismo da formação do aluno de Artilharia, com a execução da Escola de Fogo de Instrução do 32º Grupo de Artilharia de Campanha, nos dias 11 e 12 de outubro, no Campo de Instrução de Formosa. A atividade consistiu em prática de tiro real, para que os alunos tenham um contato aprofundado com as atividades da Artilharia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a Escola de Fogo de Instrução, os alunos executaram o tiro com o obuseiro L118 “Light Gun” 105mm. Quinze alunos do Curso de Artilharia executaram tiro real com 50 granadas fumígenas RL45A2 e 20 alunos do Curso de Intendência realizaram o apoio logístico. Ao final do exercício, foi realizada uma cortina de fumaça em demonstração aos integrantes da Associação de Oficiais da Reserva.

A formação do oficial de Artilharia é focada no apoio de fogo terrestre, que compõe a Artilharia de Campanha. A principal função dessas tropas é prover apoio às armas-base – Infantaria e Cavalaria – para o êxito das missões. Com a prática do tiro real, os alunos consolidaram os conhecimentos adquiridos ao longo do ano de instrução, tornando-se aptos a executar as funções básicas dos artilheiros do Exército.

Fonte: 32º Grupo de Artilharia de Campanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).