No dia 14 de fevereiro (segunda-feira), a Escola Superior de Guerra (ESG) deu início às atividades do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) de 2022. Neste ano, com previsão de duração de 42 semanas, o CAEPE apresenta uma turma composta por 90 estagiários, sendo 49 militares (15 da MB, 16 do EB e 18 da FAB), 7 militares estaduais  e 29 civis, além de 5 estagiários das Nações Amigas (Argentina, Camarões, Índia, Paquistão e Togo).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No dia 16 (quarta-feira), os estagiários da turma se apresentaram ao Comando da ESG. Na ocasião, o Tenente Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, Comandante da ESG, participou da solenidade por meio de videoconferência. No auditório, ocuparam a mesa de honra o General de Divisão Adilson Carlos Katibe, Subcomandante da ESG, o Contra-Almirante Cassiano Marques, Diretor da Escola, e o Brigadeiro do Ar R1 Helio Severino da Silva Filho, Diretor do CAEPE.

O Curso

O CAEPE prepara civis e militares, do Brasil e de Nações Amigas, para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional. Com mais de 70 anos de história, passaram pelos bancos escolares da ESG 18.637 estagiários, dentre os quais 5 Presidentes da República e outras dezenas de personalidades ilustres do cenário geopolítico e da defesa nacional.

823ea73f 6200 4d72 8e89 bb7544b2eb57

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).