O Aeroporto Internacional de São Paulo, administrado pela GRU Airport, anuncia uma parceria com Brookfield Properties para construção e gestão de novos armazéns de carga, com uma área total de aproximadamente 345 mil m². Isso permitirá que novas empresas do mercado logístico possam explorar novos modelos de operação e negócios, abrindo novos fluxos de chegada, saída e passagem de cargas internacionais. Um destaque inédito disponível desde janeiro deste ano é a oferta do serviço de Transshipment que permite o trânsito internacional de carga no Brasil que pode beneficiar empresas internacionais que utilizam o Brasil como porta de entrada e saída para a América do Sul.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

aeroporto gru guarulhos teca
Imagem: Gru Airport

Visão de Futuro 

O transporte de cargas aéreas tem uma perspectiva positiva nos próximos anos. A pandemia acelerou a digitalização e a globalização, aumentando a demanda por serviços de transporte ágeis e eficientes. O transporte de carga pelo modal aéreo trouxe um novo conceito de serviço que movimenta toneladas de mercadorias em pouco tempo, principalmente diante de um cenário de alta disponibilidade de aeronaves em termos globais. 

A expansão do Terminal de Cargas de Guarulhos proporcionará um aumento na capacidade de armazenagem que refletirá novas oportunidades para o mercado brasileiro com a melhoria da infraestrutura para execução de transporte e armazenamento de matéria prima ou mercadorias.  Com a construção dos parques logísticos Aero I e Aero II, com aproximadamente 200 mil m² de área bruta locável, a GRU oferecerá um grande diferencial, principalmente ao apresentar neste projeto um padrão AAA com pé direito livre de 8,5 metros e certificação LEED que busca alta capacidade de armazenamento com uso de práticas sustentáveis.

No horizonte de projetos e investimentos é possível estabelecer a GRU Airport a consolidação de um hub de cargas com capacidade de ir além das  310,8 mil toneladas de carga transportadas registradas de janeiro a dezembro de 2022.

Um Polo Logístico há 20 km da Capital de São Paulo

Parque logistico
Imagens Ilustrativas : brookfield properties

Um parque logístico é um espaço destinado para o armazenamento, movimentação e distribuição de mercadorias de diferentes tipos e segmentos, com o objetivo de otimizar a cadeia de suprimentos. Quando se trata de transporte de carga aérea, a importância de um parque logístico é ainda maior, pois permite uma operação mais rápida e eficiente.

O transporte de carga aérea é amplamente utilizado em todo o mundo, principalmente para produtos de alto valor agregado e perecíveis. Por isso, é essencial que os aeroportos tenham infraestrutura adequada para receber, armazenar e distribuir essas cargas. Um parque logístico em um aeroporto tão próximo da capital de São Paulo permite que as empresas de transporte de carga aérea possam armazenar e movimentar seus produtos de forma mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de espera e minimizando os riscos de danos ou perdas.

Além disso, um parque logístico com ênfase no transporte de carga aérea pode atrair novos players do mercado logístico e permitir a exploração de novos modelos de operação e negócios dentro do aeroporto.

Nesta justificativa, entendemos a importância de investimentos em parques logísticos para aprimorar a infraestrutura de transporte de carga aérea e terrestre para garantir uma operação mais eficiente e segura para as empresas e clientes envolvidos na cadeia de suprimentos.

Sobre o Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo

GALPAO
Imagens meramente Ilustrativas aleksandarlittlewolf

O Terminal de Cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de São Paulo, é um importante polo logístico para o transporte de cargas aéreas no Brasil. Com uma infraestrutura moderna e tecnológica, o terminal de carga é gerenciado pela GRU Airport Cargo, uma empresa do GRU Airport, e conta com uma área de cerca de 99 mil m².

O terminal é dividido em três áreas principais: importação, exportação e armazenagem geral. Para atender seus clientes a GRU Airport Cargo conta com modernos sistemas de segurança e equipes capacitadas para tratamento de cargas, onde é possível receber e enviar diversos tipos de encomendas Nessa estrutura podemos contar com câmaras frias para o transporte de produtos perecíveis, como frutas, flores e medicamentos ou locais predefinidos para o manuseio de cargas especiais. Todas as áreas do armazém contam com um rigoroso controle de acesso, para garantir a segurança dos produtos que entram e saem do Brasil com supervisão direta dos órgãos de controle alfandegário. 

Com a implantação do Parque Logístico a expectativa é garantir não apenas a principal operação nacional, mas permitir ao mercado melhores oportunidades de infraestrutura e serviços em vistas da manutenção da competitividade das empresas brasileiras frente ao mercado mundial.

Texto: Luiz Carlos Jr

Editor da Revista Vertical Plus