A Capitania dos Portos de Macaé (CPM) está se preparando para um ano de intensa atividade formativa em 2024, com a previsão de formar até 180 novos profissionais do mar. Este plano ambicioso envolve a organização de seis turmas divididas em quatro cursos diferenciados, todos com o objetivo de qualificar trabalhadores para contribuir ativamente para uma navegação segura e disseminar conhecimentos vitais sobre a vida humana no mar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Balanço do Ano Anterior e Projeções Futuras

No ano de 2023, a CPM já havia formado mais de 200 alunos. Em dezembro, a instituição celebrou a formatura da Turma 2-2023 do Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (CFAQ-MAC/MAM), graduando 29 novos profissionais. Esses formandos receberam a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e um certificado de conclusão de Proficiência DPC 1034, qualificando-os para ingressar na Marinha Mercante como Aquaviários do 1º Grupo Marítimo.

Habilitações e Oportunidades Profissionais

A habilitação MAC nível 1, aliada à formação no Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP), permite que os habilitados possam comandar embarcações de até 10 AB, após um ano de experiência em navegação interior e de apoio portuário, dentro dos limites das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) e conforme as Normas e Procedimentos para as Capitanias dos Portos (NPCP). Por outro lado, os MAM nível 1 estarão capacitados para o serviço de apoio em embarcações com Arqueação Bruta (AB) menor do que 300 e potência propulsora menor do que 250 kW, usadas na navegação interior, incluindo atuação profissional em embarcações de esporte e recreio.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).